Ícone do site Portal Municipal de Turismo de Balneário Arroio do Silva

Sambaqui

No município de Balneário Arroio do Silva não havia sido realizado nenhum tipo de pesquisa arqueológica. Após contato com a prefeitura iniciamos o mapeamento, onde foi identificado Sambaqui, elementos da cultura produzidos pelos grupos litorâneos. Também não identificamos nenhum sítio cerâmico, o que não invalida a sua existência em épocas passadas. Esse trabalho oportunizou a reflexão sobre a ocupação de áreas entre o litoral e a encosta, que normalmente apresentam vestígios de culturas diversas. O objetivo é o aprofundamento das pesquisas em que poderemos avaliar a cultura material e social desses grupos, bem como instalação e exploração dos recursos nessa área muito próxima ao litoral. Com isso, pretendemos de alguma maneira, contribuir para a discussão sobre a ocupação litorânea por grupos pescadores.

Acesso é todo sinalizado.

Contatos: