No município de Balneário Arroio do Silva não havia sido realizado nenhum tipo de pesquisa arqueológica. Após contato com a prefeitura iniciamos o mapeamento, onde foi identificado Sambaqui, elementos da cultura produzidos pelos grupos litorâneos. Também não identificamos nenhum sítio cerâmico, o que não invalida a sua existência em épocas passadas. Esse trabalho oportunizou a reflexão sobre a ocupação de áreas entre o litoral e a encosta, que normalmente apresentam vestígios de culturas diversas. O objetivo é o aprofundamento das pesquisas em que poderemos avaliar a cultura material e social desses grupos, bem como instalação e exploração dos recursos nessa área muito próxima ao litoral. Com isso, pretendemos de alguma maneira, contribuir para a discussão sobre a ocupação litorânea por grupos pescadores.

Acesso é todo sinalizado.

Contatos: